sábado, 2 de abril de 2016

Centro XXXIIb - Praça Tiradentes


Em 18 de dezembro de 2012 eu fiz uma postagem dos azulejos de um sobrado da praça Tiradentes [>>] que é praticamente um catálogo de azulejaria holandesa do século XIX. Hoje volto a este imóvel para mostrar algumas imagens do mesmo, que refotografei na exposição permanente de azulejaria do Rio Scenarium [>>].

A imagem mais impressionante é esta abaixo, de uma área central interna do sobrado, onde podemos ver um silhar composto de figuras avulsas tipicamente holandesas, com rodapé do que aparenta ser algum tipo de marmorizado ou "tartaruga" (já que este último é encontrado na fachada).


Como podemos ver no detalhe abaixo, são imagens de embarcações e talvez também paisagens litorâneas e/ou ribeirinhas, temas muito caros ao holandeses.


azulejo holandês de figura avulsa com embarcações.
O Museu do Açude [>>], no Alto da Boavista, possui alguns painéis deste tipo de azulejo, tanto com a imagem contida em círculos (exemplo abaixo), como com a imagem preenchendo todo o quadrado do azulejo. Isto me faz pensar que talvez houvesse muito mais destes azulejos no Rio de Janeiro, uma vez que sabemos que grande parte dos azulejos do acervo do Museu do Açude provém das demolições acontecidas nas primeiras décadas do século XX, nas ampliações e modernizações da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário