terça-feira, 7 de julho de 2015

Cascadura I - Colégio Arte e Instrução



Colégio Arte e Instrução, na avenida Ernani Cardoso, fundada em 1903 pelo educador, vereador e deputado federal Ernani Cardoso, nunca entrou para o rol de imóveis tombados e/ou protegidos como patrimônio do Rio.


6 comentários:

  1. Olá Fábio

    Que bonitos estes azulejos. Sou particularmente sensível a estes desenhos feitos com pequenos pontos e traços. Depreendo, por uma das etiquetas que atribui ao post, que estes azulejos são de origem francesa. Será que estou a interpretar bem a etiqueta "org, França" ?
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Paula, tudo bom?
      Sim, é isso mesmo, estes azulejos são quase certamente de origem francesa. Via de regra os azulejos franceses são pequenos (11x11 cm) e suas estampilhas eram muito pontilhadas e tracejadas, compostas por aberturas muito pequenas, diferentemente dos azulejos holandeses e portugueses, que possuem áreas grandes e contínuas de cor, com estampilhas mais abertas.
      abraços

      Excluir
  2. Boa noite, acho q o edíficio principal, foi tombado na esfera municipal, durante a adm Eduardo Paes.

    ResponderExcluir
  3. Estudei no Colégio Arte e Instrução de 1963 até 1965.

    ResponderExcluir
  4. Estudei no período de 1968 a 1969, tenho muitas lembranças boas desse colégio, me orgulhava por fazer parte, tinha o diretor Jurandir disciplinador que não se vê mais nos dias de hoje, infelizmente.

    ResponderExcluir