quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Centro XLIV - rua Teophilo Otoni

postagem original: 28/09/2013 
última atualização: 20/12/2017


Nesta postagem voltamos uma vez mais à rua Teophilo Otoni, para vermos um casarão de 3 andares que me parece representar uma transição no uso dos azulejos em sua fachada. Quase não há espaço para os azulejos, que ficam apenas acima das janelas no segundo e terceiro pavimento, sendo que neste formando apenas um friso. Pelos azulejos usados (todos aparentam ser do início do século XX), e estilo das janelas e cantaria, o prédio me parece quase uma despedida ao período das fachadas de azulejos.


os usados no segundo pavimento juntam 2 padrões já vistos neste blog em várias postagem. O azulejo de cercadura poderá ser melhor visto nesta postagem de um casarão na rua do Rosário. O azulejo de padrão principal é o nosso já conhecido "Engels Net" [>>], que já foi fartamente discutido nesta postagem sobre o Solar da Mantiqueira.




No terceiro pavimento vemos o mesmo azulejo de cercadura do pavimento abaixo. O azulejo de padrão também já apareceu aqui no blog, em várias combinações de cores. Vejam esta postagem sobre um imóvel na rua Visconde do Rio Branco, onde o padrão é em amarelo/manganês/azul, e a postagem de uma casa na Praia do Caju , onde inclusive eu apresento o padrão em uma página do catálogo da fábrica Ravesteyn, de Utrecht. Este padrão, segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen", de Jan Pluis (2013), se chama "Veelkl" [>>].


fonte: site Mercado Livre

Naturalmente, como em quase todos os imóveis aqui apresentados, não poderiam faltar os remendos com azulejos de padrões diferentes dos usados originalmente. Aqui temos quase um mini-catálogo!




Curioso este padrão do azulejo de remendo entre os Engels Net, mas que foi também usado em vários outros locais, cortados. Aqui percebe-se que ele teve de ser cortado na horizontal para poder caber entre os Engels Net, que medem 10 x 10 cm. Entretanto, na vertical, não houve a mesma preocupação em se fazer um corte, de forma que podemos ver a largura completa. Ele avança quase 1 cm (comparem com a foto abaixo), o que o coloca com quase 11 cm de lado, o que somado ao tipo de estampilha usada, muito subdividida, poderia nos levar a pensar num azulejo francês.


O padrão em questão, separado dos Engels Net:


Nenhum comentário:

Postar um comentário