sábado, 23 de março de 2013

Centro XXXIV - rua Visconde do Rio Branco

Já faz muito tempo que estou para voltar à rua Visconde do Rio Branco, para fotografar estas platibandas azulejadas que me escaparam, mas para as quais fui alertado pelo atento Raul Félix.


Como os azulejos, tanto de padrão quanto de cercadura são os mesmo em ambos os prédios, e estes são geminados, e portanto, provavelmente tiveram as platibandas azulejadas na mesma época, muito embora o prédio azul, à esquerda, seja quase 30 anos mais jovem que o rosa da direita, achei mais prático juntá-los em uma única postagem.







Quanto ao azulejo de padrão não parece haver muita questão, pois parece certo supor que sejam dos Países Baixos (uma vez que foram produzidos tanto na Holanda, quanto na Frísia), do padrão "Krullen", que é facilmente encontrado em vários catálogos e livros de modelos holandeses. A versão em manganês já foi vista em uma outra postagem sobre um prédio na Praça Tiradentes, que fica muito perto da rua onde estão os dois prédios em questão nesta postagem atual.



ficha do padrão "Krullen" no acervo do Museu Holandês do Azulejo.

página de um catálogo de 1890 da fábrica Ravesteyn.


prancha com o modelo de decoração "Krullen" (curvas), do livro de modelos
de pintura de azulejos, doado ao arquivo municipal em 1876 de Roterdam por
Frederick James Kleijn (1819-1881), proprietário de uma fábrica de azulejos naquela cidade.
A cercadura eu ainda não encontrei um nenhum catálogo ou em fotos, a não ser por uma composiçã ode cercaduras em São Luís, no Maranhão (BR). Uma coisa interessante foi constatar, ao realinhar os azulejos, que os de cercadura são maiores que os de padrão. E se levarmos em conta que em todos os catálogos o azulejo de padrão "Krullen" apresenta aproximadamente 13 cm de lado (o principal padrão de medida holandesa), o azulejo de cercadura apresenta 14 cm de comprimemto, o que não é uma medida padrão holandesa, mas sim... portuguesa! Infelizmente, mesmo depois de olhar trocentas fotos de azulejos em Portugal, ainda não encontrei nenhuma com esta cercadura.


Quem sabe algum seguidor de Portugal consegue me confirmar a hipótese de que a cercadura possa ser Portuguesa. Vamos lá, amigos, olho vivo nas ruas lusitanas!

---------------------------------------------------
Atualização em 27/03/2013

Acabei de encontrar em minhas fotos de Lisboa um azulejo de cercadura, que embora não seja igual ao do casarão acima, me parece compartilhar uma certa gramática visual:


Nenhum comentário:

Postar um comentário