domingo, 30 de dezembro de 2012

São Cristóvão II - rua Emancipação


A princípio, a julgar pelas imagens do Google Street View, julguei que estes azulejos seria franceses, pois este é um padrão bastante comum em azulejos provenientes de Pas de Calais. Abaixo, vejam exemplares com o respectivo tardoz onde está gravado o nome do fabricante, e a procedência dos mesmos.



Porém, recentemente descobri que este mesmo padrão foi também produzido na Holanda:


E lá este padrão recebeu o nome "Kettingster" (algo como "colar e estrela"), e teria sido fabricado pela virada do século XIX para o XX. Para tirar esta dúvida, só indo ao imóvel, para medir os azulejos, e verificar a técnica de pintura.

A julgar pelo detalhe abaixo, obtido a partir de uma foto de Raul Félix, os azulejos não me parecem ter os excessivos borrões ("flow") típicos dos azulejos franceses. Além disso, os pontinhos dentro das "contas" do colar parecem estar sistematicamente virados sempre na mesma orientação, o que acontece com os azulejos holandeses, mas não com os azulejos franceses, onde estes pontos são mais bagunçados. Por isso tudo, tendo a achar que os azulejos no imóvel em questão sejam mesmo holandeses, mas apenas indo ao local, e os medindo para acabar com a dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário