domingo, 29 de outubro de 2017

Centro XXIX - avenida Marechal Floriano

data da postagem original: 12/11/2012
última atualização: 29/10/2017


Todos os três modelos de azulejo que vemos neste sobrado, que está precisando urgente de muito carinho, já foram vistos em outros imóveis aqui neste blog. Como podemos observar pelos desenhos e cores, são todos certamente holandeses.


O modelo usado no friso superior é sem dúvida alguma holandês, uma vez que ele consta em um catálogo online de azulejos antigos fabricados na Holanda, bem como em uma cópia impressa de um catálogo de uma fábrica holandesa do século XIX.



Azulejo em destque, de um catálogo online de azulejos antigos holandeses,
similar aos usados no friso superior do sobrado.
reprodução de página de catálogo do séc. XIX de uma
fábrica de azulejos holandesa.
Reparem que o azulejo de cercadura com gregas consta da mesma página que o azulejo de padrão usado no friso superior deste imóvel.


============================================
Atualização em 21/3/2016

Como podemos ver abaixo, nesta ficha do catálogo do Museu do Azulejo da Holanda, o nome do padrão do azulejo principal é Kruiscarré ("quadrado com cruzes", "cruzes em quadra",... ). Em outras fichas do mesmo padrão, é atribuida a origem destes azulejos às cidades do norte da Holanda Harlingen, na província de Friesland e Makkum, bem como Utrecht, mais ao centro do país.


Atualização em 29/10/2017

Hoje para minha tristeza fiquei sabendo que mais este sobrado foi desfigurado, perdendo TODOS os azulejos que antes recobriam sua fachada:

foto de Raul Félix >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário