segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Botafogo II - rua Bambina x rua Marechal Niemeyer

imagem: Google Street View
Sábado passado estava caminhando por Botafogo, em direção à festa de aniversário de um querido amigo, quando uma fachada clamou meu nome, e percebi os azulejos abaixo:



A foto está horrível, pois foi feita com meu celular genérico, à noite. A princípio fiquei relutante em fotografá-los, primeiro pois me pareciam novos demais, brilhantes demais; pareciam azulejos dos anos 1960. Mas um detalhe me fez olhar por mais tempo: havia cercadura! E isto não é comum, para fachadas azulejadas em meados do século XX com azulejos nacionais, pois fabricar cercaduras, ainda mais combinando com o padrão principal é algo que desconheço na produção brasileira no século XX. E ter olhado mais perto me fez ver que os azulejos parecem ter sido pintados com estanhola, e não com impressão serigráfica. Então, acabei por fazer a foto, e fui para a festa.

Ontem à noite, procurando referências para o post anterior, logo me deparei com fotos deste mesmo padrão em fachadas lisboetas, em outras cores:



====================================================
Atualização em 25/05/2017

Os azulejos encontrados neste imóvel são na verdade belgas. Vejam todos os detalhes nesta postagem >> .

3 comentários:

  1. «Incrível artista...»? Não estarás a exagerar, Fábio? :) Mas obrigada, obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu trabalho é incrível, então você é uma incrível artista! :-) b'jinhos

      Excluir
  2. Estou adorando o seu blog, tem sido referência para meu trabalho em azulejarias de fachadas.
    Abraços!

    ResponderExcluir