domingo, 9 de setembro de 2012

Centro XIII - rua Senhor dos Passos




azulejos de padrão

azulejos de cercadura

Infelizmente não tenho nenhuma informação concreta para os azulejos deste belo sobrado. O azulejo de cercadura, visto no detalhe acima, com este padrão de gregas e volutas, tem grande chance de ser francês, pois são encontrados em outras construções no Rio de Janeiro e cidades vizinhas, e já foram identificados por especialistas como sendo de origem francesa.

Eu os encontrei ainda em um site de leilões, onde o vendedor fotografou também o tardoz dos azulejos, onde podemos ver que estes, do site de leilão, são da região de Desvres, Pas-de-Calais.



Se esta hipótese estiver correta, os demais azulejos também seriam franceses, pois como podemos ver no detalhe abaixo, tanto os azulejos de padrão e de cercadura possuem o mesmo tamanho, e é sabido que os azulejos franceses têm um tamanho menor característico, de 11x11 cm, enquanto os holandeses geralmente têm de 13 a 13,4 cm de lado, e os portugueses, de 13 a 14 cm de lado. 


5 comentários:

  1. Vejam, por favor, é uma pesquisa preciosa feita pelo Fábio!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Senhor, um trabalho como deve ser!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Neste sábado estive em um antiquário que tem como uma de suas especialidades o comércio de azulejos antigos. O acervo dele é todo composto por peça retiradas de antigas demolições do Rio de Janeiro e cercanias. Vários foram identificados pela profa. Dora Monteiro Alcântara.
      Em seu estoque não encontrei o azulejo de padrão acima, mas havia dois outros, também em amarelo e azul, de 11x11 cm, que são certificadamente franceses. Acho que é mais uma pista na origem dos azulejos acima.
      abraços!

      Excluir