terça-feira, 14 de agosto de 2012

Centro VI - Rua do Lavradio

postagem original: 08/08/2012
-----------------------------------

Dois prédios que eu aproveitei para fotografar no sábado passado ficam na rua do Lavradio, onde acontece a feira mensal de artesanato e velharias. Esta rua tem vários antiquários, brechós, lojas de cacarecos, sendo que o forte na rua são os móveis antigos.

imagem: Google Street View
Para minha surpresa, os prédios estavam cobertos com uma tela de proteção, pois está sendo reformado para abrigar algum tipo de fundação cultural. Isso, naturalmente, é uma coisa ótima! Mas por outro lado, me impediu de fazer boas fotos para publicar aqui. Não sei quanto tempo esta obra vai demorar, mas normalmente, sendo um prédio tão antigo, e que estava meio largado, pode demorar mais que um ano.



Como podemos ver acima, o prédio foi construído em 1874.


Usando o meu know-how de Photoshop, consegui remontar o padrão a partir da fresta da tela que vemos acima, na esperança que alguém o reconheça:



Eu não lembro de ter visto este padrão em Portugal em minhas 2 viagens recentes, e com esta combinação de cores, acho que a Profa. Dora Monteiro Alcântara iria dizer que são holandeses. Mas eu, como nada sei, fico quieto, e aguardo que alguém mais entendido apareça por aqui. Também não reconheço o azulejo de cercadura usado nos acabamentos do azulejamento dos prédios.

Ah! Antes que comentem, eu (re)montei propositalmente o padrão acima "errado", com azulejos na vertical e horizontal, pois se vocês observarem nas fotos, os azulejadores não deram muita atenção ao trabalho, e os azulejos nos prédios também estão assim, cada hora numa orientação diferente.

atualização em: 08/08/2012
-----------------------------------
Sobre o azulejo de padrão principal, depois de ver muitos azulejos holandeses nos catálogos online que encontrei recentemente, começo a achar que quase certamente aqueles são mesmo holandeses, não apenas pelas cores empregadas (azul e manganês), mas também pelo estilo de pintura, e estilo de composição. Não encontro nada próximo na azulejaria portuguesa, mas já na holandesa há muitos exemplos de composições que parecem compartilhar de uma mesma gramática.

Este mesmo padrão eu encontrei recentemente na Biblioteca Pública de Botafogo, que é uma construção bem mais recente, provavelmente dos final dos anos 1920 e anos 1930, pois segue o programa "neo colonial" adorado para os prédios públicos deste período (perdoem a foto horrível, pois foi feita com o celular, num fim de tarde escuro e chuvoso):



atualização em: 03/09/2012
-----------------------------------
Hoje casualmente encontrei fotos dos prédios acima antes da entrar em reforma. Nestas fotos, podemos ver melhor como são os azulejos de padrão  e cercadura usados no revestimento das fachadas.

fonte: Blog Rio História & Patrimônio [ >> ]

fonte: Blog Rio História & Patrimônio [ >> ]

fonte: Blog Rio História & Patrimônio [ >> ]

atualização em: 03/10/2012
-----------------------------------
foto de Ivo Korytowski, antes da reforma



atualização em: 15/02/2016
-----------------------------------

Como podemos ver abaixo, nesta ficha do catálogo do Museu do Azulejo da Holanda, o nome destre padrão, agora confirmadamente holandês, chama-se Kruiscarré ("quadrado com cruzes", "cruzes em quadra", não sei... [tentei!] ). Em outras fichas do mesmo padrão, é atribuida a origem destes azulejos às cidades do norte da Holanda Harlingen, na província de Friesland e Makkum, bem como Utrecht, mais ao centro do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário