segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saúde II - rua Sacadura Cabral

Mais uma vez, tentando achar no Google Street View onde seria a casa no Morro da Conceição de um post anterior, fiquei vasculhando as cercanias da Pedra do Sal e do Valongo, e olha o que eu achei no caminho, na rua Sacadura Cabral, também na zona portuária (infelizmente em estado lastimável!):



O conhecido padrão "Estrela e Bicha". Pelo visto, este azulejo que é tão comum em Portugal, também veio em grande quantidade para o Rio de Janeiro, e felizmente, a cada dia, vou descobrindo que ele ainda está por aqui em várias casas.

A única dúvida que fica é: seriam estes azulejos realmente portugueses, ou holandeses? A questão foi colocada quando anos atrás eu fiz um curso intensivo sobre história dos azulejos e azulejos antigos no Brasil, da professora Dora Monteiro e Silva de Alcântara, a maior entendida no assunto no Brasil, e mesmo muito respeitada e solicitada em Portugal. Ela nos mostrou cópia de um catálogo de uma fábrica holandesa do século XIX, onde este padrão aparece reproduzido.


Centenas de cacos de azulejos com este padrão apareceram em grande quantidade em uma escavação arqueológica no Centro do Rio de Janeiro, misturados a diversos outros cacos com padrões variados, todos segundo a professora Dora Monteiro, de origem holandesa (em breve farei um post com fotos destes cacos). E realmente pudemos identificar muitos destes padrões nas páginas do mesmo catálogo ilustrado acima.

Uma coisa que já pude perceber é que há por aqui azulejos com este padrão tanto pintados à mão livre, quanto através do uso de estanhola (estampilha, molde vazado). Não sei se necessariamente isto seria uma indicação de nacionalidade, ou apenas de época ou de diferentes fábricas de um mesmo, ou de ambos países.

Então, volto a pergunta -- seriam os azulejos "Estrela e Bicha" do Rio de Janeiro portugueses, ou holandeses? Não me espantaria em descobrir que há azulejos "Estrela e Bicha" de ambas nacionalidades espalhados pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário